Calendário
< Outubro/2014 >
D S T Q Q S S
01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031
Informativo

Somar divulga cenários de clima para as regiões produtoras

Somar divulga cenários de clima para as regiões produtoras

A região de Rio Grande (RS) apresenta condições não tão favoráveis ao plantio do arroz, já que nos últimos 90 dias os volumes de chuvas ocorridos ficaram abaixo da média histórica

A Somar Meteorologia indica, para as regiões produtoras de arroz que houve uma redução das chuvas nessa última semana, os trabalhos de plantio do arroz no Rio Grande do Sul se intensificaram e com isso 60% das áreas já foram semeadas e mesmo com essa redução nos volumes de chuvas e, sobretudo, com a elevação das temperaturas as lavouras não apresentam grandesanomalias que possam prejudicar seu desempenho. Apenas devido as fortes chuvas ocorridas em algumas áreas, haverá a necessidade de replantio. Contudo, esse percentual é mínimo e não afetará a produção estimada para o Estado.

Somente a região do Rio Grande - RS é que apresenta condições não tão favoráveis ao plantio do arroz, uma vez que mananciais da região ainda não apresentam níveis satisfatórios de água, já que nos últimos 90 dias os volumes de chuvas ocorridos na região ficaram abaixo da média histórica. Tendo chovido um total nesse período de 215 mm contra os 305 mm da média histórica (média dos últimos 30 anos). Além do volume inferior, essa chuva ficou toda concentrada em pouquíssimos dias, o que não favorece a elevação dos níveis de água no solo.

Já em Santa Catarina, o plantio o plantio atinge os 82% e como a cultura está bem mais adiantada do que no Rio Grande do Sul, o desenvolvimento das lavouras também se encontram mais adiantado e isso poderá ser de grande valor, uma vez que o verão poderá ter períodos maiores de estiagem, já que não haverá mais El Niño para minimizar esses efeitos. Além disso, os reservatórios e demais mananciais estão com excelentes níveis de água, o que vem proporcionando boas condições para o desenvolvimento dos arrozais.

Para essa semana não são previstas chuvas para o Rio Grande do Sul, o que irá contribuir para o rápido avanço do plantio e demais tratos culturais, mas por outro lado, como não há indicativos de chuvas com altos volumes acumulados para esse mês de novembro, principalmente sobre a região centro-sul do Estado, as condições que até o momento são extremamente favoráveis à cultura poderão entrar em declínio. Já em Santa Catarina são esperadas chuvas nesses primeiros 3 dias da semana, o que manterão as condições
favoráveis à cultura, mas poderá atrapalhar o pleno andamento do plantio e dos tratos culturais.


Compartilhar no Facebook